PROGRAMAÇÃO

XV Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 Etapa Fisioterapia – 04 e 05 de novembro de 2015 Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã – Rio de Janeiro

04 DE NOVEMBRO DE 2015

  • 8h30 Credenciamento

  • 9h Abertura e homenagens especiais Mesa solene:
    Dra. Regina Figueirôa (Presidente do Crefito-2); Dr. Omar Luis Rocha da Silva (Vice-presidente do Crefito-2); representantes da Uerj, do Coffito, da SES/RJ, da SEELJE/RJ; do COB e do Comitê Rio 2016. 

    Homenageados especiais:
    Dra. Ana Paula de Araújo Alves
    Dr. Arnaldo de Oliveira Silva
    Dr. Henrique Jorge Jatobá Barreto
    Dr. José Roberto de Abreu Prado Junior
    Dr. Nilton Petrone Vilardi Júnior

  •  

    Foto: Rafael Ribeiro / CBF

  • 11h Conferência Magna
    "Atuação Fisioterapêutica no Esporte"
    Conferencista: Dr. Odir de Souza Carmo
    Fisioterapeuta; Educador Físico; Mestre em Ciência da Motricidade Humana; Professor de curso superior de Fisioterapia; coordenador de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Aplicada à Traumato-ortopedia Funcional e Desportiva. Fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) / Seleção Brasileira Masculina; do Hospital Municipal de Reabilitação do Rio de Janeiro; da Associação Nacional de Esportes para Deficientes; e do Comitê Paralímpico Brasileiro. Membro do Departamento de Saúde e Científico da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas. Presidente do Centro de Estudos Physio Sports.

  • 11h40 – Atração Cultural

  • 12h – Intervalo

  • 13h30 – 14h10 – Palestra: A Dor no Esporte"
    Palestrante: Dr. Artur Padão (Especialista em Fisioterapia Desportiva; Mestre em Ciências e Clinica Médica; Coordenador da Câmara Técnica de Dor do Crefito-2)

  • 14h10 – 14h50 – Palestra: "A Atuação da Fisioterapia na Seleção Brasileira de Vôlei"
    Palestrante: Dr. Guilherme Tenius "Fiapo" (Fisioterapeuta da equipe Rexona/Ades de Vôlei Feminino, desde 1997, e da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, desde 2001. Participou como fisioterapeuta em quatro Olimpíadas)

  • 14h50 – 16h10 – Mesa-redonda: "Terapia Manual: Evidências Científicas X Prática Clínica"
    Palestrantes: Dr. Leandro Alberto Callazans Nogueira (Fisioterapeuta; Especialista em Biomecânica e Osteopatia; Mestre e Doutor em Neurologia); Dr. Palmiro Torrieri Junior (Fisioterapeuta; Osteopata; Professor credenciado Mulligan e Dufresne); Dr. Fábio Reis Périssé (Especialista em Fisioterapia Desportiva; membro da Sonafe e da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2); e Carla Danielle Chagas da Silva (Fisioterapeuta e Educadora Física)

  • 16h10 – 16h30 – Intervalo

  • 16h30 – 17h10 – Palestra: "O Papel do Fisioterapeuta na Classificação e Avaliação dos Atletas Paralímpicos"
    Palestrante: Dra. Tânia Maria Paiva Del Duca Frazão (Fisioterapeuta; Classificadora de Esportes para Portadores de Paralisia Cerebral da Associação Nacional de Desporto para Deficientes e do Comitê Paralímpico Brasileiro)

  • 17h10 – 18h10 – Mesa-redonda: "Manter a Capacidade Funcional do Idoso: Qual o papel do Exercício Físico?"
    Palestrante: Dra. Emylucy Paradela (Médica Geriatra; Doutora em Saúde Pública; Diretora Científica da SBGG/RJ); Dra. Simone Mazzei (Fisioterapeuta do Cipi/ Unati/Uerj; Gerontóloga pela SBGG; membro das Câmaras Técnicas de Saúde do Idoso em Fisioterapia e Uroginecologia do Crefito-2); e Dra. Aline Afonso (Fisioterapeuta; Gerontóloga pela SBGG; membro das Câmaras Técnicas de Saúde do Idoso em Fisioterapia e Uroginecologia do Crefito-2)

05 DE NOVEMBRO DE 2015

  • 8h30 – 9h10 – Palestra: "Fisioterapia no Atletismo Paralímpico"
    Palestrante: Dra. Andressa Mello (Fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro; Mestre em Ciências; Doutora em Fisioterapia; Pós-doutoranda em Esportes)

  • 9h10 – 9h50 – Palestra: "Disfunção do Assoalho Pélvico na Mulher Atleta" Palestrante: Dra. Carla Torrieri (Fisioterapeuta; Coordenadora do setor de Fisioterapia Uroginecológica do HFSERJ; Coordenadora da CT de Fisioterapia Uroginecológica do Crefito-2; responsável pelo Ambulatório de Fisioterapia Uroginecológica do IFF)

  • 9h50 – 10h30 – Palestra: "Existe Prevenção de Morte Súbita no Esporte?" Palestrante: Dr. Serafim Borges (Médico do Clube de Regatas do Flamengo)

  • 10h30 – 12h – Mesa-redonda: "Fisioterapia nos Esportes Olímpicos e Paralímpicos"
    Palestrantes: Dr. Arnaldo de Oliveira (Fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Atletismo e da equipe de Atletismo Futuro Olímpico; Treinador de Velocidade do Centro Nacional de Treinamento de Alto Rendimento; membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2); Dr. Mauro Brasil (Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Paralímpica nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015, do Clube de Regatas Vasco da Gama / Esportes Paralímpicos e membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Desportiva do Crefito-2); e Dr. Leonardo Medeiros (Fisioterapeuta do Comitê Olímpico do Brasil, da Equipe Brasileira de Desportos Aquáticos e do Fluminense Football Club / Esportes Olímpicos); Dra. Roberta Mattar (Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Judô)

  • 12h – Intervalo

  • 13h30 – 14h50 – Mesa-redonda: "Fisioterapia no Futebol"
    Palestrantes: Dr. Carlos Henrique Peçanha (Fisioterapeuta da Seleção de Futebol do México); Dr. Odir de Souza (Fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Futebol); Dra. Vanessa Knust (Fisioterapeuta do Clube de Regatas Vasco da Gama); Dr. Fabio Marcelo Teixeira de Souza (Pós-graduado em Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Desportiva; Passagem nos Departamentos de Futebol Profissional dos seguintes times: Flamengo, Kashima Antlers, Vasco da Gama, Fluminense, Boavista Sport Club e Lokomotiv Moscow; Professor e Coordenador de cursos de Pós-graduação); e Ricardo Gomes (Técnico do Botafogo Futebol e Regatas)

  • 14h50 – 15h30 – Palestra: "Avaliação Funcional no Esporte"
    Palestrante: Dr. Gustavo Leporace de Oliveira Soares (Fisioterapeuta e Educador Físico; Mestre em Engenharia Biomédica; Doutorando em Engenharia Biomédica)

  • 15h30h – 15h50 – Intervalo

  • 15h50 – 16h30 – Palestra: "Lesões Recorrentes dos Ísquios Tibiais – Análise de Risco e Estratégia de Movimento"
    Palestrante: Dr. Pablo Barreiro Marinho (Fisioterapeuta; Especialista em Controle de Movimento para a Prevenção de Lesões, Performance e Reabilitação)

  • 16h30 – 17h10 – Palestra: "Exercícios de Vibração de Corpo Inteiro no Esporte"
    Palestrante: Dr. Mario Bernardo Filho (Fisioterapeuta; Biomédico; Mestre e Doutor em Ciências Biológicas; Pesquisador e líder de grupo de Pesquisa no CNPq)

  • 17h10 – 17h30 – Encerramento


* Programação sujeita a alterações